Os preservativos é um método contraceptivo de barreira e também é conhecido como camisinha. Este dispositivo contraceptivo é projetado para reter o esperma e impedir a fertilização, impedindo que o esperma encontre o óvulo.
É considerado também como uma forma eficaz de prevenir a propagação de doenças sexualmente transmissíveis (sífilis, gonorreia, herpes, AIDS, etc.).
Preservativos femininos e masculinos
Olha, só para você ter uma ideia, existem dois tipos de camisinha, entendeu? O preservativo masculino geralmente é feito de látex, um tipo de borracha natural.
O preservativo feminino pode ser feito de látex ou nitrílica, uma borracha sintética que é uma ótima opção para quem é alérgico ao látex.
Outro detalhe é que a camisinha feminina pode ser colocada 8 horas antes do sexo, ok? Então, isso é diferente do caso dos modelos masculinos, que têm que usar no momento da intimidade do casal.
A sua função é evitar que espermatozoides subam até o útero, evitando a gravidez indesejada. Também é eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV e HPV.
Existem dois tipos de preservativos: masculino e feminino. Um preservativo masculino é um envoltório, geralmente feito de látex, que cobre o pênis e retém o esperma durante a relação sexual.
O preservativo feminino é um tubo de poliuretano fechado em uma extremidade e aberto na outra, com dois anéis elásticos.
É um dos métodos de controle de natalidade mais eficazes, pois é 90-95% eficaz na prevenção de DSTs e gravidez. Deve ser usado para todas as relações sexuais (genital, oral e anal). Pode ser usado por todas sem contra-indicações.
Preservativos: Cuidados e Tratamento
Este método contraceptivo é adequado para homens e mulheres de qualquer faixa etária.
Preservativos femininos:
Usar um preservativo feminino desde o início do contato peniano-vaginal. Apenas um ato sexual ocorre com cada preservativo feminino. O uso repetido do mesmo preservativo feminino não previne DSTs e gravidez.
Como usar um preservativo feminino:
1) Verifique a integridade do preservativo;
2) Dobre o anel menor;
3) Insira o anel menor na extremidade da vagina.
Preservativos masculinos:
Insira o preservativo a partir do ponto de contato entre o pênis e a vagina. Após a ejaculação, retire o preservativo com o pênis ainda ereto.
Aperte a ponta do preservativo à medida que se desdobra para evitar que o ar fique preso no interior. Se o banco de sêmen estiver cheio de ar, o preservativo pode estourar.
Use apenas lubrificantes à base de água. A vaselina e outros lubrificantes à base de petróleo não devem ser usados, pois podem causar a ruptura do preservativo, perdendo sua capacidade de prevenir doenças e gravidez.
Cada preservativo é para uma única vez. O uso múltiplo de preservativos não previne DSTs e gravidez. Estes também deverão ser armazenados em local fresco e seco.
Precauções ao usar preservativos masculinos:
1) Escolha uma boa marca. Leve-o sempre consigo. Tenha cuidado ao guardar na bolsa por muito tempo, pois a embalagem pode ser danificada pelo calor e fricção, o que pode afetar a eficácia do produto;
2) Abra a embalagem com cuidado. Cuidado para não furar o preservativo com a unha;
3) Deixe um pouco de espaço na ponta do preservativo. Isto é muito importante;
4) Aperte o espaço deixado na ponta para colocar a camisinha, e coloque a camisinha no pênis;
5) Desdobre o preservativo até a base;
6) Após o uso, retire o preservativo. Cuidado para não deixar escapar o líquido armazenado na camisinha;
7) Jogue no lixo. Os preservativos são descartáveis, é inútil novamente;
8) Os preservativos lubrificados são mais confortáveis e eficazes. Prefira aqueles com espermicida junto com eles;
9) Não use cremes, óleos ou vaselina. Se for usar um lubrificante, é melhor usar um gel, específico para sexo.
O ideal é guardar os preservativos em local seco e ventilado. E lembre-se de abrir os preservativos com cuidado, sempre com as mãos, nunca com tesouras, facas ou dentes, ok?
Isso é importante para evitar furos na borracha! Não se esqueça que o mais importante é praticar sexo com segurança.